História

1991-2013

No ano de arranque do evento, em 1991 o, então, Torneio Páscoa Andebol Juvenil contou com a participação de AD Sanjoanense, Académica de Coimbra, Illiabum Clube e Académico F.C. Porto, em competições de iniciados, juvenis e juniores.

Na terceira edição do torneio, em 1993, houve pela primeira vez a participação de maior número de equipas, incluindo equipas espanholas e competições ao nível dos infantis, iniciados, juvenis e juniores. A lista das equipas participantes incluiu as seguintes: AD Sanjoanense, Académico FC, Seleção de Aveiro, Boavista FC, Módicus, Oleiros, Ideal Clube Madalenense, Académico S. Mamede, Gaviota, Forias Vinalopo e FC Gaia.

No ano seguinte, em 1994, o torneio ganhou uma dimensão maior, devido à presença do Sporting Clube de Portugal, equipa forte a nível nacional e mais conhecida a nível europeu.

O torneio foi crescendo de ano para ano de forma sustentável, juntamente com a cidade, sendo que as parcerias com a autarquia local se revelaram fulcrais ao longo destes primeiros anos.

Em 1995, atingiu-se o marco de 30 equipas e 450 jogadores neste evento desportivo, sendo em 1996 o ano em que a AD Sanjoanense mais troféus alcançou, sendo vencedora nos seguintes escalões: Infantis Masculinos, Iniciados Masculinos e Juniores Masculinos.

O torneio parou durante dez anos, tendo reaparecido em 2007, com o grande impulso do andebol feminino, tendo associado uma agenda de animação ao evento, permitindo que este criasse uma experiência melhor aos participantes e espectadores, bem como um maior aproveitamento do comércio e infraestruturas locais (e respetivo retorno).

Chega-se em 2008 ao nome “Andebolmania”, evento numa fase mais madura, em que já se tinha encontrado a melhor estratégia a seguir: desportivamente trata-se de um excelente evento para preparar fases finais (encontra-se no momento em que falta apenas 1/3 do campeonato), imagem e marca devidamente identificadas e sinergias com comércio/autarquia local exponenciadas. Nesse mesmo ano atingiram-se novos marcos: 48 equipas e cerca de 800 atletas, entre elas algumas das melhores equipas nacionais e espanholas, tendo sido rejeitadas algumas inscrições.

2013-2015

O torneio regressou, após novo interregno, em 2013, desta feita durante 3 dias em Julho, tendo sido novo sucesso, principalmente tendo em conta a organização e a adesão do público.

Em 2014, o evento realizou-se entre 16 e 19 de Abril. Esta edição do torneio Andebolmania envolveu um total de 1200 atletas, provenientes de 68 equipas, 37 das quais são espanholas. Foram realizados 170 jogos, distribuídos por 6 pavilhões, e orientados por um total de 20 árbitros.

Em 2015 o evento continuou a sua evolução, tendo passado a números inicialmente muito longe de serem alcançados: 200 jogos, distribuídos por 9 pavilhões, cerca de 1300 atletas, cerca de 80 equipas (das quais aproximadamente metade espanholas) entre as quais: AD Sanjoanense, SL Benfica, FC Porto e Aragón.

2016

Em 2016, o evento foi realizado entre 23 e 26 de Março, tendo-se constituído num processo de consolidação da tendência de crescimento, dos anos anteriores

Em termos quantificados, foram envolvidas, mais de 100 equipas, cerca de 1.700 participantes e mais de 250 jogos, durante os 4 dias do evento.

Além disso, o evento envolveu mais de 70 voluntários, e serviços de alojamento associados a espaços escolares, hotéis e o Inatel, privilegiando prioritariamente as unidades de alojamento da cidade de São João da Madeira, face ás dos concelhos limítrofes.

O evento contou, também, com mais de 3.000 visitantes por dia. De acordo com os pressupostos de viabilidade foi estimado que cada atleta tenha estado associado, em média, a 1 acompanhante, durante o evento, perfazendo um total de cerca de 3.400 visitantes, envolvidos.

Ao nível de estratégia o evento contou com o apoio mais importante da CM SJ Madeira, O Rodas na parte de transportes e dois hotéis locais (Hotel AS e Residencial Solar São João), além de outros apoios e patrocínios. Desta feita as equipas foram provenientes de Portugal, Espanha (maioritariamente Galiza e País Basco) eFrança (zona de Marselha).

Foi, por isso, proporcionado um envolvimento total, e mais integrado, com a atividade económica da região.